quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PJMP e PJR participam do 6º seminário da cidade
Evento reuniu diversas comunidades do município em momento de reflexão
São Miguel do Oeste

Com o Lema “Vinde Benditos de meu Pai”, a PJMP e PJR, participaram do 6º seminário da cidade no último sábado dia 04, relembrando os 10 anos de morte do Bispo Dom José Gomes, no Salão da comunidade do bairro São Gotardo. O objetivo do encontro é envolver as comunidades para refletir a vida, sendo também um momento de formação para lideranças.

De acordo com o Padre Reneu Zortéa, esse foi o lema da ordenação sacerdotal de Dom José Gomes. “Lema carregado de profecia em favor dos empobrecidos desse mundo, pelos quais Dom José doou a vida e se colocou em missão até seus últimos minutos de vida”, destaca.

Segundo Zortéa, o Seminário da cidade é uma atividade pensada e organizada pelas pastorais e movimentos sociais urbanos. “Buscamos envolver comunidades especialmente as que já têm a experiência da nucleação, jovens organizados nos grupos de base da PJMP, outras experiências ligadas a manifestações culturais como é o caso dos Guerreiros do Batuque e grupo de viola Airumã, mulheres organizadas no MMTU e demais lideranças urbanas de nossas comunidades”, explica.

Ele menciona que o seminário da Cidade é um momento de reflexão e articulação da vida urbana, que perpassa o debate de como é possível avançar no entendimento do espaço em que as pessoas vivem “É importante à presença de todas as pessoas para que conhecer e entender como se formam os espaços urbanos, especialmente onde estão os empobrecidos, bem como celebrar a vida nas pequenas comunidades”, complementa.

Na ocasião, Padre Vilson Grow, que assessorou o seminário, falou de suas experiências vividas na comunidade de Mont Serrat-Florianópolis. Em uma de suas falas, ele reforçou a importância da Igreja nas casas, para reaproximar a vizinhança de Jesus encarnado na vida das pessoas dizendo, “a Igreja somos cada um de nós”, finaliza.





Um comentário: